terça-feira, 10 de março de 2015

Como montar um currículo para conseguir o primeiro emprego


O ato de montar seu primeiro currículo pode parecer até fácil na teoria, porém na prática, não é. Por onde começar? Quais informações devo realmente colocar? Será que exagerei? Essas e outras dúvidas tomam conta da cabeça da maioria dos candidatos à uma vaga.

Pensando nisso, aqui vai algumas dicas para montar seu currículo da melhor maneira possível:
  • Dados pessoais - o início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. Não é preciso informar o CEP.
  • Objetivo - Neste tópico, os profissionais precisam escrever de forma direta para que a empresa veja qual é a posição de interesse. Os candidatos não devem colocar diversos objetivos juntos.
  • Resumo de qualificações - É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira. O objetivo é chamar atenção para que o recrutador leia o currículo até o final. Nesse item, o profissional deve pensar quais habilidades, conhecimentos e experiências que ele possui seriam positivos para a posição e companhia. A partir dessa resposta, é possível selecionar o que será colocado no resumo.
  • Formação acadêmica - O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.
  • Experiência profissional - Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.
  • Cursos complementares - Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.
  • Idiomas - O candidato precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, já que o recrutador poderá testá-lo durante a entrevista. A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.
  • Informática - O profissional pode informar seus conhecimentos em cada programa e categorizá-los. Quem fez curso na área pode colocá-lo seguindo o padrão usado nos cursos complementares.
  • Outras informações - Neste campo, o candidato pode informar experiências internacionais e trabalhos voluntários. Atividades feitas fora do horário de trabalho podem ser citadas, desde que tenham relação com o emprego ou destaquem as qualidades do profissional.
  • O que não colocar - Foto (Só deve ser enviada quando empregador solicitar); Número de documentos; Título “currículo vitae” ou “currículo”; Pronomes pessoais (Ao invés de colocar “eu desenvolvi um projeto” substitua por “desenvolvimento de projeto”); Informações negativas (Profissionais que não possuem algum tipo de conhecimento não devem colocar essa informação. A melhor opção é não informar nada); Nome de pais, marido ou esposa e filhos; Referências pessoais (Contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem ser indicados); Motivo de saída de empregos anteriores; Pretensão salarial; Cartas de referência; Certificados de cursos realizados; Data e assinatura.
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha de Empregos All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates